www.anesaportugal.org |
Considerando o momento difícil que o país atravessa que obriga a decisões de correcção, mas que não pode dispensar o equilíbrio das acções.
Considerando as medidas de austeridade impostas de consequências imprevisíveis no poder de compra dos consumidores e na cadeia das actividades económicas.
Considerando os cenários económico-financeiros e as previsões de recessão, que exigem decisões tão rigorosas como equilibradas.
Considerando a necessidade de impulsionamento das actividades e agentes económicos e da sua recuperação e competitividade.
A ANESA manifesta-se contra o aumento do IVA em produtos e serviços do sector alimentar que apenas conduziriam ao agravamento da situação económica e acentuariam as dificuldades dos agentes económicos, dos trabalhadores e dos consumidores.
Sustenta esta posição, o testemunho no terreno das empresas de consultoria, associadas da ANESA, na sua intervenção diária nos estabelecimentos do ramo alimentar – Industria, Comércio e Serviços -, onde prestam serviços de consultoria em número superior a 40 mil agentes económicos, e que confirmam o clima de insegurança, incerteza e desconfiança que se instalou em todas as áreas do sector alimentar.
Assim, considera a ANESA, serem imprescindíveis todos os sinais de confiança e estabilidade que incentivem e elevem expectativas, coisa que o aumento do IVA não dará contributo. Absolutamente não.
Emídio Taylor
Presidente de Direcção